Press "Enter" to skip to content

SW Canoas: construindo uma comunidade empreendedora

Juliana Guterres 0

Acreditamos que um Startup Weekend não pode ser experiência única de um final de semana, mas sim uma ferramenta de transformação cultural das pessoas e suas comunidades. Por aqui enxergamos um SW como um dos instrumentos, uma das molas propulsoras que utilizamos pra desenvolver o ecossistema e os atores locais. Ele tem uma importância vital como principal porta de entrada de novas pessoas no cenário empreendedor ou sensibilização e mudança de mindset de empreendedores mais maduros que já atuam no mercado. Porque são 54 horas de vivência prática, modelando um negócio do zero, com a pegada veloz das startups, o contato direto com as metodologias ágeis, mas principalmente fazendo networking na veia. SW é um evento de experiência e relacionamento!

Nosso SW aconteceu nos dias 5-6-7 de abril na Universidade La Salle, contando com o número máximo de inscritos (120 pessoas), mais 14 mentores, 1 facilitador, uma equipe de cerca de 18 pessoas entre organizadores e staff e 25 empresas e instituições apoiadoras e patrocinadoras. Ainda nos visitaram durante o final de semana alunos da universidade que passavam para suas aulas, o Reitor Paulo Fossati (que fez um discurso muito animado de abertura do evento na sexta à noite), patrocinadores e amigos que pertencem à Comunidade RS – a comunidade empreendedora do nosso Estado. Movimentamos em 54 horas cerca de 200 pessoas. 

Mas para além dessas 54 horas, fizemos um calendário de ações que vão rodar ao longo do ano, impactando o maior número de pessoas que pudermos durante este processo e angariando novos agentes pra movimentar nossa cidade. Queremos nos relacionar muito e proporcionar experiências únicas para quem se aproximar deste movimento. 

Mais fotos https://www.behance.net/gallery/75251033/Startup-Weekend-Canoas

Aí você nos pergunta, mas como assim? O que entregamos e seguiremos entregando para Canoas ao longo do ano? Por hora fizemos 3 pré eventos do SW:

  • No dia 20/03 um bate papo com 80 pessoas no Coworking Ufo (no Parkshopping Canoas) com Alana Fernandes do Sebrae, Pedro Schanzer da Fábrica do Futuro, Kenner Grings da Saipos e Carlos Sabrito da Unilasalle – falando de comunidades empreendedoras;
  • No dia 01/04, durante a Semana de Gestão e Negócios da Unilasalle, fizemos um segundo bate papo para 400 pessoas no Salão de Atos da Universidade com Leandro Feistauer da Marconi, Fernando Batistella da Sispro, Thiago Muller do Sicredi e Jefferson Monticelli da Unilasalle – falando porque as empresas precisam investir em inovação;
  • 05/04 um café da manhã para cerca de 60 pessoas com Danillo Sciumbata da Occa, Marcus Rossi da Gramado Summit, Guto Ferreira da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ian Romando facilitador da Techstars e Alana Fernandes do Sebrae – falando de cases de sucesso que impactaram cidades pelo Estado e Brasil afora através do empreendedorismo. 

Então além das 200 pessoas diretamente impactadas com o final de semana do Startup Weekend Canoas, cerca de outras 600 pessoas foram impactadas diretamente com os nossos pré eventos. Sem contar o alcance nas redes sociais, e o boca a boca de quem participou de algum desses momentos. 

E o que vem a seguir? Mais um SW Canoas (dias7-8-9 de junho na Ulbra) e o Canoas Startup Show (www.canoasstartupshow.com.br), com uma programação robusta de 20 capacitações, 2 bootcamps e diversos bate papos e pré eventos – onde as startups poderão desenvolver seus modelos de negócio saindo com um MVP para o mercado. Anota aí: a grande final do CSS acontece dia 16 de outubro no Salão de Atos da Unilasalle – em breve no site estarão abertas as inscrições.

Acreditamos que unindo esforços e as pontas dessa comunidade (atores locais, instituições, patrocinadores e parceiros) podemos efetivamente construir um ecossistema de inovação que fortaleça os negócios locais e ajude ajude a criar outras tantas alçando mais líderes comunicarmos ao protagonismo de ações de sucesso.

Na mídia: https://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2019/04/noticias/regiao/2398873-criatividade-e-mao-na-massa-no-startup-weekend.html?fbclid=IwAR3_IYzQlKp54-YUM6kYTi9gmkOaps1EZo7sGKGQLiGTn4d50-wKaHheR5g

Na mídia: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/ge/noticias/2019/03/674593-la-salle-promove-evento-de-empreendedorismo-gratuito.html?fbclid=IwAR1pANlQLYajvSG5MxvKHRcvTqPUboJSJUSE7-nN-WBz0Ig4FZ5OnVB1bcM

Na mídia: https://www.unilasalle.edu.br/canoas/noticias/sw-2019

Confira como que foi o SW Canoas nos dias 05/06 e 07 de Abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *