Press "Enter" to skip to content

Caxias do Sul recebe o 1º Startup Weekend Women

Milene Rostirolla 0

Esta é a oitava edição do evento na cidade e a primeira com a temática Women.

A Comunidade RS promove o Techstars Startup Weekend Women Caxias do Sul, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Sebrae. Evento de incentivo ao empreendedorismo para mulheres, reúne mais de 100 participantes, que terão 54h para montar seu negócio. Que conta com ajuda de parceiros globais como Google. A temática Women se trata de uma iniciativa inclusiva, onde 75% dos participantes, mentores, jurados, organizadores e facilitadores precisam ser mulheres.


Techstars Startup Weekend é evento de imersão, que proporciona uma experiência única. Todas as edições seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa pode participar e expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design, MVP (Minimum Viable Product) e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback. Os participantes terão mentoria de profissionais da região e de outros centros, especialistas em gestão, tecnologia e design.


“A temática Women tem como propósito incentivar o aumento de 30% para 45% de representatividade feminina no evento. Busca promover o empreendedorismo na comunidade local, impulsionando o aumento de lideranças femininas à frente de negócios inovadores. Este ano serão 14 eventos Women no Brasil. São mais de 80 líderes realizando 14 edições em todo país até setembro”, destaca Ana Zamberlan.


“O Startup Weekend Women 2019, em parceria com o Facebook, se trata de uma iniciativa focada em trazer a representatividade de mulheres ao empreendedorismo tecnológico. Estamos muito felizes em impactar mais de 1.000 mulheres com o projeto, proporcionando mais de 300 novos negócios sendo criados em 1 ano. Do norte ao sul do país, teremos mulheres transformadas e conectadas com a iniciativa”, conta Preta Emmeline.


“De forma inédita, lançamos nesta edição o projeto “Embaixadores Startup Weekend Women”. A ação tem como propósito trazer diversidade e inclusão de forma real para o evento. 30% dos ingressos foram destinados para jovens estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas. A missão do embaixador é adquirir o ingresso que será doado para as jovens. Assim, elas terão a oportunidade de conhecer o mundo empreendedor e das startups”, explica Mirian Souza.


Criada no Colorado (EUA) pela Techstars, Startup Weekend é uma metodologia, que abrange uma rede global, sem fins lucrativos, de líderes e empreendedores de alto impacto que visam inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Sua missão é fomentar o ecossistemas de inovação por meio do ensino experiencial. Desta forma, promove eventos de empreendedorismo e inovação pelo mundo, já tendo percorrido 450 cidades de 150 países. De acordo com os organizadores, mais de 8 mil startups já foram criadas nos eventos realizados pela rede.

Foto por: Liliane Giordano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *