Press "Enter" to skip to content

App de saúde para ajudar pessoas em isolamento social é lançado na Unisinos

Pedro Barbosa 0

Com o objetivo de ajudar pessoas que estão em isolamento social por conta do novo coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira, 30/4, foi lançado o aplicativo de saúde Eagle Care. Desenvolvido por uma startup do Parque Tecnológico da Universidade, o Eagle Care é um aplicativo de agendamento de consultas e controle de medicamentos.

Com a quarentena, as pessoas estão precisando, cada vez mais, de serviços remotos. Pensando nisso, o app ganhou novas funcionalidades, desenvolvidas durante um Hackathon, um evento de programação que reúne profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de criar soluções para um desafio. Realizado pela Universidade no final de março, contou com a participação de mais de 80 voluntários, que trabalharam em equipes, numa maratona de programação multidisciplinar online.

Conheça as novas funcionalidades:

  • Pré-triagem – um protocolo de triagem, questionário que tem como objetivo auxiliar na identificação dos sintomas da Covid-19. Após essa etapa inicial, a pessoa será encaminhada para o chat e/ou teleconsulta;
  • Chat – disponibilizará o atendimento online de profissionais da área da saúde que irão auxiliar quem não estiver se sentindo bem, além de informar os cuidados que podem ser tomados na prevenção da doença;
  • Teleconsulta – possibilitará a realização de consultas pelo aplicativo, encontros remotos entre profissionais da saúde e pacientes. Os atendimentos médicos ficam a cargo da Unidade Básica de Saúde de cada município. O usuário poderá agendar diretamente pelo aplicativo e a consulta será realizada também no Eagle Care.

Para a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, esse é um momento importante da atuação do ecossistema de inovação da Unisinos.

“É quando a inovação se coloca diretamente a serviço da saúde. Esse aplicativo é um grande esforço de uma comunidade de inovação que se une, projeta e coloca a serviço da sociedade uma ferramenta de fundamental importância”, afirma.

O aplicativo já está disponível para a comunidade de São Leopoldo. De acordo com secretário municipal de saúde, Ricardo Charão, serão disponibilizados três médicos para dar início à operação, onde serão utilizados os módulos de pré-triagem e chat. “Hoje todas as unidades têm conexão com internet e isso também passa pela disponibilidade do profissional médico. Mas essa etapa já está sendo implantada”, explica.

Sócio da Eagle Care, Moises Lima, destaca a solução desenvolvida. “É um sentimento de dever cumprido, com objetivo coletivo, poder colaborar com os municípios e a sociedade para enfrentar a Covid-19. Sabemos que estamos fazendo algo muito importante na conjuntura e no momento. Estamos felizes em poder colaborar num projeto que busca salvar vidas”, afirma.

O aplicativo permitirá que a rede pública de saúde dos municípios conte com soluções que facilitem e melhorem a pré-triagem da Covid-19, a comunicação com a sociedade, bem como a assistência médica e hospitalar. O aplicativo pode ser utilizado de forma gratuita pelo prazo de seis meses e está disponível no GitHub sob licença open-source (Creative Commons ou GPL), para Android e IOS em todo o Brasil. Os municípios que possuem interesse em utilizar o Eagle Care devem acessar o site da startup e preencher o formulário de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *